Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
A Casa de Saúde começa, hoje, um novo projeto para qualificar ainda mais o atendimento a gestantes, puérperas (mães que recém tiveram seus bebês) e familiares. Com o respaldo de equipe multiprofissional das áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia e enfermagem, foi criado o Projeto Grupo Cegonha. O primeiro encontro está marcado para começar às 14h, no auditório do hospital.
O projeto, que ocorrerá por meio de encontros mensais até o fim do ano (confira, abaixo, as próximas datas), envolverá um grupo de convivência voltado à reflexão e à discussão de temas de interesse dos participantes. "A ideia é haver uma troca de experiências sobre as mudanças na vida com a gestação e após o nascimento, questões psicológicas e traumas pós-parto, depressão. E, ainda, esclarecimentos a respeito de parto humanizado, os novos papéis sociais, gravidez planejada ou não", explica André Luis Volmer, psicólogo da Casa de Saúde.
Campus da UFSM recebe evento de carnaval que promove o bem-estar
O hospital já conta com um grupo de gestantes que realiza encontros mensais desde 2016, nos quais são levantadas questões práticas da gestação e da pós-gestação, desde como dar banho no bebê, dúvidas sobre amamentação e os tipos de partos até a estrutura da maternidade da Casa de Saúde.
A partir dessa ação, surgiu o Projeto Grupo Cegonha, que reúne uma faixa mais ampla, atingindo familiares e puérperas, e aprofundando discussões que envolvem comportamento e autoconhecimento. "As dinâmicas ajudam em vários aspectos como troca de experiência, compartilhar sentimentos e dificuldades e passar a enxergar o outro", comenta a diretora da Casa de Saúde, irmã Ubaldina Souza e Silva.
Conforme a Casa de Saúde, ainda há vagas para a primeira edição do projeto.
PROJETO CEGONHA
- Datas dos encontros: 22 de fevereiro, 15 de março, 26 de abril, 17 de maio, 21 de junho, 17 de julho, 16 de agosto, 27 de setembro, 18 de novembro, 22 de novembro e 20 de dezembro
- Onde: auditório da Casa de Saúde
- Inscrições: ligar para (55) 3028-9153, ramal 208 (falar com André ou Karine)
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Franciscana de Assistência à Saúde/Sefas